O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial.
A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
A cada ano, a FAO traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.
Para melhorar as condições de vida de forma sustentável, devemos transformar o modo como os alimentos são produzidos, transformados, comercializados, consumidos e desperdiçados, para garantir que podemos satisfazer as nossas necessidades futuras sem degradar ou empobrecer a biodiversidade e outros recursos naturais de que todos dependemos. Dentro deste contexto, a Kuky investe em sistemas alimentares sustentáveis e resilientes que ofereçam trabalho digno, elabora planos para minimizar as perdas e o desperdício na produção, além de respeitar os regulamentos e medidas nacionais para proteger a segurança alimentar, a qualidade dos alimentos e o bem-estar dos trabalhadores ao longo de toda a cadeia alimentar.
Neste ano, o tema é "Cresça, alimente, sustente. Juntos", onde a FAO lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes. Saiba mais sobre a campanha do Dia Mundial da Alimentação no site: http://www.fao.org/world-food-day/home/en/