O estudo encomendado pela Abicab foi feito com mais de 4 mil pessoas e apontou preferência pela leguminosa, estrela das Festas Juninas
Pesquisa sobre hábitos de consumo encomendada pela Abicab, à empresa de pesquisa Indexsa, identificou que 45% dos entrevistados, em um universo de 4.973 indivíduos, preferem amendoim em comparação com as demais castanhas. Em seguida, 20,8% disseram que consomem mais um mix de todas. Pela ordem, 16,4% gostam mais de castanha de caju e 7,4% de Castanha do Pará (também chamada de Castanha do Brasil). 27% das pessoas ouvidas compram amendoim uma ou duas vezes por semana.
O levantamento apontou também as características que induzem ao consumo do alimento, informando que 24,2% consomem amendoim por acreditarem que as propriedades fornecem energia ao corpo; já para 16,4% o motivo está na promoção da saciedade; 14% por ser um alimento rico em proteína; 13% bom pra saúde; 11% porque reduz o estresse; 7,5% disseram que melhora o desempenho sexual e 5% entendem que é bom para o coração. Com base em uma análise abrangente das informações, a quase totalidade dos participantes (99,8%) afirmara que o amendoim é bom para a saúde.
Analisando os produtos derivados do amendoim, foi possível chegar à conclusão de que a paçoca, com 26,5%, é o doce derivado do amendoim mais consumido, seguida do amendoim japonês e depois o “sem pele”.
Já em investigação sobre o hábito de consumo, é possível notar que o alimento é consumido preferencialmente em família: 78,3% atestam essa informação.
Festa Junina
A pesquisa ainda descobriu que 70% do universo de consumidores entrevistados participa de Festas Juninas. A celebração se faz forte e presente independente da região, classe social e faixa etária. Vale destacar que o amendoim é a grande estrela, já que 67,6% responderam que costumam consumir a leguminosa durante as comemorações.
Sobre a ABICAB
A Abicab, fundada em 1957, representa nacionalmente os principais fabricantes da indústria de Chocolates (92%), Amendoim (68%) e Balas e Gomas (62%). As indústrias representadas produzem mais de 1 milhão de toneladas em volume e exportam produtos a mais de 170 países, gerando renda e empregos em todas as regiões brasileiras.
A missão da Associação é propor ações para fomentar os mercados interno e externo, com consumo responsável e estímulo à cadeia sustentável e segurança de alimentos. É uma entidade que busca o diálogo com a sociedade e com os vários níveis de poder. A Abicab é criadora e idealizadora do Programa Pró-Amendoim há 23 anos. Está atenta aos desafios modernos com atenção especial à agenda ESG (meio-ambiente, desenvolvimento social e governança).